Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Finisher DOUBLE Maratona do Rio - 84K

Maravilhosa em DOBRO - 84K

No último dia 08 de julho foi realizada a maravilhosa Maratona do Rio.
E como o ímpeto de Ultramaratonista aflora novamente fui eu fazer o percurso em dobro, totalizando 84Km.


Este desafio foi criado por mim no ano passado, com o intuito de difundir a prática da Ultramaratona, além de poder desfrutar a Maratona do Rio, que é tida como a mais bonita do mundo, em dobro, obtendo dois visuais diferentes, um num sentido e de noite e outro, o tradicional, em outro sentido e de dia.

No ano passado os amigos Roberto Ribeiro (Salvador / BA) e Nilton Amaral (Rio de Janeiro) aderiram o desafio comigo e completamos o percurso em 09h17min01seg.

Este ano, mesmo sem muita divulgação de nossa parte, conseguimos aumentar para seis Ultracorredores, sendo os seguintes além de mim:
* Roberto Ribeiro (Salvador / BA)
* Jefferson Pataro (Salvador / BA)
* Marcos Batista (São José dos Campos / SP)
* Aureo Lavinas (Campinas / SP)
* Julio Paul (Vila Velha / ES)

Os seis Ultramaratonistas da DOUBLE

Largamos debaixo do pórtico de chegada oficial da Maratona, no Aterro do Flamengo, às 2h50min da manhã de domingo.
Munidos de mochilas e equipamentos refletivos fomos seguindo exatamente o mesmo percurso oficial da Maratona, tendo somente como variante os trechos que ainda estavam abertos aos carros íamos em paralelo pela calçada ou ciclovia.

No 1º túnel da DOUBLE

Íamos fotografando tudo e conversando sem deixar cair o ritmo. Sobretudo chamávamos muito a atenção dos transeuntes da madrugada carioca, pelos nossos trajes e alegria do que estávamos fazendo.
A previsão do tempo anunciava uma entrada de frente fria de madrugada, porém até então nada dela, que bom!
Porém ao entrarmos na praia de Copacabana começamos a sentir o tempo virando...

Em Copacabana chamando a atenção!

Então começamos a sentir o forte vento forte que soprava exatamente contra nós, mas como ainda estávamos bem descansados fomos levando sem problemas e rumo a completar a 1ª meia maratona.

Completando a 1ª meia maratona da DOUBLE

Passando um pouco das 5h da manhã chegamos a marca de 21K, onde já encontramos diversos atletas que largariam às 6h40min para a Meia Maratona. Nos surpreendemos por muitos nos cumprimentarem e já saberem o que estávamos fazendo. Que bom ter o reconhecimento!

Agora a cada Km percorrido a condição climática piorava e vinha mais vento e agora com chuva, mas éramos recompensados pelo contato direto com esta exuberância da natureza, sobretudo atravessando a Reserva indo para completar os 42Km.

Rumo aos 42Km iniciais

Por volta das 7h da manhã chegamos ao pórtico oficial de largada da Maratona, agora muitos atletas nos cumprimentavam pelo nosso feito e uma grande maioria nos olhava assustados. Mas para completar os 42Km ainda tínhamos que fazer uma pequena volta de 3Km que se dá no início da prova e fomos direto então para completar logo. Ao retornar ao pórtico fomos recebidos com o locutor da prova nos anunciando e dizendo que estávamos completando 42Km para depois fazer tudo novamente. E então MUITAS pessoas mesmo agora nos cumprimentavam.
Fechamos esta primeira parte em 4h30min02seg, sendo bastante desgastante devido as condições climáticas que pegamos.

Completando os primeiros 42K da DOUBLE

Conforme já acertado fizemos uma breve pausa na padaria perto da largada para nos alimentar com mais calma (pão com queijo e Coca-Cola), aproveitando para trocar umas peças de roupa e despachar uns itens que não seriam mais necessários no guarda-volumes da prova.
Eu troquei as meias, que rapidamente ficaram encharcadas de novo dentro do meu tênis ASICS SAROMARACER, que se mostrou excelente para provas longas no asfalto.

Deixando a grande multidão ir à frente na largada oficial que foi dada às 7h30min, alguns minutos depois, já se fechando o pórtico seguimos ao nosso destino final, agora já não todos juntos, devido ao tumulto formado, mas sempre pertos.

Largada para + 42K

Agora a boa notícia era o vento a favor, que ajudava a todas da prova. Fomos praticamente os últimos a largarmos na prova e podemos ver isto de uma forma diferente aos poucos indo passando muita gente (ao final vendo o resultado constatamos que passamos cerca de 600 corredores) e muitos ao ver em minha mochila o logotipo da DOUBLE Maratona falavam coisas muito boas.

Como já esperado para uma prova longa, hora um de nós estava bem e ia à frente, hora outro estava lá, com os tradicionais altos e baixos da Ultramaratona. Assim cheguei a marca de 21Km, ou seja, 63Km totais.

21Km + 42Km = 63Km

Agora era "o trecho final" com 21Km. Muita torcida nos esperava e também muita chuva e vento forte, tudo isto a favor!

Subindo o elevado do Joá

Ao entrar nas últimas praias: Ipanema e Copacabana fui impulsionado pelo forte temporal e aumentei bem o ritmo, mantendo até o túnel para o shopping Rio Sul.

O último túnel

E agora o derradeiro Aterro do Flamengo, de onde saíra ainda escuro, me aguardava, segui forte por todo ele.

Último Km

Como já combinado, minha esposa aguardava próxima ao final com uma faixa alusiva para alegrar mais ainda a grande chegada.

A alegria da chegada do 84Km

Completando estes últimos 42Km em 4h28min47seg totalizei os 84Km em 8h58min49seg, que significou um melhora de 18min12seg do ano anterior.

8h58min49seg

Com tudo isto fomos anunciados bastante na chegada e fui até convidado para área VIP para dar entrevista.

Área VIP

Aos poucos fomos nos juntando os vitoriosos dos 84Km e nossos amigos e familiares que nos aguardavam.

Uma parte da nossa torcida

E como no ano passado, para a Maratona dobrada a premiação também foi dobrada, duas medalhas!

D O U B L E

E logo depois uma forte chuva para nos mandar embora. Assim terminamos mais este desafio, com bastante alegria!

Mais chuva para terminar...

E novamente agradeço a todos por mais este desafio cumprido. Para esta prova agradecimentos especiais a Spiridon pelo apoio novamente a nosso Desafio e aos Ultramaratonistas que aceitaram mais esta: Roberto, Pataro, Batista, Aureo e Julio, vocês são D+!!! Que muitos outros desafios ainda virão para nós e em 2013 ampliaremos mais esta DOUBLE.


Aos meus apoiadores OFICIAIS meu muito obrigado, por novamente confiarem em mim. E a você meu leitor também um ULTRA abraço!

Não esqueça de deixar aqui abaixo seu comentário.

Até a próxima...

sexta-feira, 6 de julho de 2012

DOUBLE Maratona do Rio - 84 Km

Neste domingo estarei fazendo pela segunda vez a DOUBLE Maratona do Rio - 84K.


A largada acontece às 02h45min da manhã de domingo, saindo do pórtico de chegada, no Aterro do Flamengo. Será feito exatamente o mesmo percurso da Maratona, porém em sentido inverso.
Depois outra largada para mais 42K, agora a oficial da prova, junto com os demais atletas, saindo do Recreio dos Bandeirantes.

Veja a matéria publicada no site ESPORTES DE A a Z:

Maratona do Rio: Atletas irão dobrar a distância da prova
Escrito por Ricardo Erlich
A Maratona do Rio será realizada neste domingo (08) com largada prevista para as 7h30min no Recreio. Serão 6.000 corredores que depois de meses de treinamento, encararão o desafio de vencer os 42,195 Km da prova em direção ao Aterro do Flamengo. Mas no meio desses atletas quatro deles resolveram encaram outro desafio e irão correr 84 Km, saindo da chegada até a largada e depois voltando.

Quem teve essa ideia foi o bombeiro militar e professor de Educação Física Cristiano Marcelino que participa de diversas ultramaratonas que são corridas acima das distâncias da maratona. Ele começou a correr em 1998 como complemento aos seus treinos de mountain bike, largou a magrela e resolveu que iria só correr. Começando em corridas curtas, dez anos depois fez sua primeira maratona e desde então, aumentou suas distâncias e não parou mais.

“Vi que nos EUA, onde a Ultramaratona é bem mais difundida, alguns atletas realizavam feitos similares. Pesquisei e vi que no Brasil não tinha nada igual e decidi fazer isto na Maratona do Rio, que já é maravilhosa nos 42 Km e ficaria muito melhor nos 84 Km, levando o atleta na primeira parte o visual noturno na cidade e na segunda parte a tradicional Maratona.” – Conta Cristiano sobre a ideia de fazer o desafio.

No ano passado, foi a primeira vez que ele fez este desafio e cumpriu junto aos seus amigos Roberto Ribeiro (Salvador / BA) e Nilton Amaral (RJ). Para este ano, o Roberto irá acompanhá-lo junto com o Jeferson Pataro (Salvador / BA) e o Marcos Batista (São José dos Campos / SP). Eles irão largar às 2h45min embaixo do pórtico da chegada e pretendem chegar em 4h45min depois na largada da prova, para então voltar junto aos atletas e concluir os 84 Km.

Ano passado os atletas desafiam 84km e repetem a dose

Durante o desafio, eles somente contarão com o apoio deles mesmo, usando faixas reflexivas, mochilas de hidratação e lanternas, sem nenhum carro de apoio. Antes de encarar este desafio, Cristiano concluiu a Ultramaratona do Anjos, uma prova com 235 Km pelas montanhas de Minas Gerais e em breve, se desafiará em provas do XTerra de 50 km, Maratona Cross Country de Búzios e o Cruce de los Andes, que liga o Chile e a Argentina com percurso de 100 Km pela Cordilheira dos Andes. 

Vocês também podem conferir a postagem feita no ano passado:
http://www.marcelinoultra.com/2011/07/double-maratona-do-rio-84km.html

Já temos eu e mais três atletas confirmados para o Desafio, porém outros ficaram de confirmar até o dia.

Nos vemos no percurso (na ida ou na volta!).
Deixe seu comentário abaixo...